terça-feira, 12 de abril de 2011

Por que Sherlock Holmes?


Sherlock Holmes é um personagem fictício criado pelo médico e escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle, ele fez sua primeira aparição no livro Um Estudo em Vermelho. Conan Doyle criou um personagem que em pouco tempo apaixonou muitas pessoas. Holmes conquistou corações no mundo inteiro, não interessa a idade ou nacionalidade, todos já ouviram falar do grande detetive Sherlock Holmes.
Sherlock Holmes era um homem muito enigmático, e ficou famoso por solucionar seus mistérios através da metodologia científica e lógica dedutiva. Sherlock era do tipo perfeccionista, ele apresentava ter muito orgulho, parecia que ele estava livre de defeitos, como quisera seu criador Arthur Conan Doyle, mas com certeza tinha defeitos.
Holmes atuava de forma genial, e decifrava crimes que ninguém era capaz de resolver. Ao solucionar seus enigmas, Holmes deixava a polícia muito confusa, pois ele usava sua habilidade de observação e dedução. Parecia que ele tinha respostas para tudo, e tinha palpites corretos. Sua mente, hoje em dia, seria considerada uma máquina eletrônica.
Não demonstrava traços de sentimentalismo, ele era muito do racionalismo, mesmo assim em alguns contos o Dr. Watson, seu fiel escudeiro, relata que a máscara gelada de Sherlock Holmes cai às vezes, revelando quem ele era realmente.
O Doutor Watson era seu assessor, e também ficou muito conhecido, pois era o grande e fiel companheiro de Sherlock Holmes. O Dr. Watson narrou boa parte das histórias do detetive.
Sherlock Holmes é um dos personagens da literatura mundial que tem mais sido alvo de estudo. Ficou sendo a história de ficção mais famosa em todos os continentes, e superou os outros dois maiores livros: Robinson Crusoé e Dom Quixote.
Apesar do enorme sucesso que fez Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle não gostava dos romances criara do detetive, pois considerava os romances policiais uma literatura de segunda classe, e preferia escrever o que ele considerava literatura de qualidade. Conan Doyle então resolveu matar
Sherlock Holmes, só que depois teve que ressuscitá-lo devido à quantidade de cartas recebidas de fãs querendo mais histórias do detetive.
Escolher ler a História de Sherlock Holmes é querer fazer parte da literatura mundial, é querer se enquadrar em um dos maiores grupos de leitura.
É importante conhecer os grandes sucessos da literatura mundial.
   
               Iara Soares Rocha

Um comentário:

  1. Olá! Recentemente eu assisti ao seriado Elementary, que me levou a assistir Lie to Me, que por sua vez me levou a assistir Sherlock, que finalmente me fez comprar a obra completa de Conan Doyle. Estou começando a ler "Um Estudo em Vermelho", e é impossível não comprará-lo com o primeiro episódio da primeira temporada do seriado britânico Sherlock da BBC, cujo título é "Um Estudo em Rosa". Entretanto, lendo esta matéria, acredito que devemos conversar mais sobre a obra e o autor. Acredito que, apesar de ter se inspirado em um professor de medicina para criar "a ciência da dedução" de Holmes, Doyle não tenha se formado, ou, caso tenha, não exerceu a medicina por muito tempo. Além disso, salvo engano, creio que ele seja irlandês, e não britânico, como consta em sua postagem. Enfim, se quiser discutir mais sobre Holmes e suas técnicas, estou à disposição (motorheadmg@yahoo.com.br).

    ResponderExcluir